Bem, quero antes de mais nada, avisar que não sou um viciado em jogos de azar e muito menos no jogo do bicho e portanto, não tenho de forma alguma qualquer preconceito negativo contra quem o seja: apenas o usei (a sua tabela de bichos) no script a seguir por não achar um exemplo mais útil; faltou-me criatividade. Porém, acredito que você tenha uma aplicação bem melhor para as idéias do script a seguir. Vamos a ele:
Explicando a formatação usada no script
O comando column separa o texto em colunas de acordo com o separador (delimitador de campos) ':' (os dois pontos).O código de cor e efeito usado pelo comando echo -ne, aninhado com o sed, que está sendo executado em uma sub shell, é escapado usando aspas simples, assim só o texto da variável é formatado da forma esperada na tela, no caso como negrito.
Observe ainda, que existe um longo bloco de texto que não parece ser composto por comandos. E não é mesmo!
O truque neste trecho é que partir do comando exit o interpretador encerra a execução. Ou seja, nenhum comando será executado depois do comando exit. E enfatizando, nenhum comando mesmo. Logo todas as linhas depois de exit tem o mesmo valor de um texto plano sem permissão de execução mesmo estando dentro de um script (com permissões de execução).
Note que usei a variável de ambiente $0 que guarda o caminho do comando que foi usado para executar o script.
Usei também :- (ponto e traço) para marcar a linhas que eu quero mostar no terminal que estão no script. Assim, o trecho grep '^:-' $0 mostrará apenas as linhas iniciadas com estes caracteres dentro do código fonte do script, é claro.
Antes de usar este script faça da forma tradicional:
Copie e clole-o em um arquivo texto comum. Salve-o com um nome qualquer (eu usei jogodobicho.sh), lhe forneça a permissão de execução (chmod +x ./jogodobico.sh).
Agora que nosso script é executável use como $1 (priemiro parametro de linha de comando) uma dezena de 00 a 99 ou o nome de um bicho. Por exemplo:
$ ./jogodobicho.sh jacareou
$ ./jogodobicho.sh 69
Para que o script funciona da forma esperada é necessário digitar o nome do bicho todo em caracteres minusculos e sem acentos.
Caso seja digitado sem o primeiro parâmetro será mostrada na tela a listagem completa dos bichos e suas dezenas.
Considerações finais
Eu sei, está um pouco complicado e também inútil demais para um iniciante. Mas acho que é possível pegar algumas idéias usadas neste pequeno script. Então... Faça um bom proveito, Neo!BOA SORTE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos reservamos o total direito de publicar ou não os seus comentários sem quaisquer justificativas.