Neste pequeno post irei de forma rápida explanar sobre a definição/criação de funções em bash script. Como utiliza-las no mesmo arquivo em que foram definidas e/ou de chama-las de um outro arquivo.
Basicamente existem duas maneiras de definir uma função em shell script.
Obrigatoriamente um bloco de função deve conter um identificador, seguido do par de caracteres () ( parênteses ), seguidos de um par de chaves entre as quais devem conter um bloco de código.
Um identificador é o nome pelo qual uma função (ou variável) será chamada. Este nome segue as mesmas regras usadas para compor o nome de variáveis e este mesmo nome pode ser precedido ou não da palavra reservada function. Sei... esta explicação ficou confusa, então vejamos alguns exemplos:
Funções definidas se comportam exatamente como comandos em shell script inclusive recebendo parâmetros. Veja:
Uma outra forma de usar funções é declara-las em um arquivo externo e chama-las através do script que irá usa-las.
Salve a funcão a seguir no arquivo funcoes1.func.sh
Salve esta outra função no arquivo funcoes2.func.sh dentro da mesma pasta que salvou o arquivo anterior.
E finalmente salve este script no arquivo script.sh. É ele que irá utilizar as funções definidas nos arquivos anteriores, lembrando que este diferentemente dos outros necessita ter permissões de execução para o usuário actualmente logado.
É importante avisar que um arquivo que contenha funções para serem incluídas dinamicamente não necessita ter permissões de execução para ter seus recursos utilizáveis.
Assim, você pode imaginar a possibilidade de uma uma pequena biblioteca de código com funções rotineiras ou mesmo um robusto framework...
Espero que você - meu leitor imaginário numero único - faça um bom proveito deste texto.
BOA SORTE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos reservamos o total direito de publicar ou não os seus comentários sem quaisquer justificativas.